Tutoria
A essência do projecto: Criação de uma rede de estudo e apoio baseada nas relações estabelecidas entre tutores e tutorandos. Pretende-se que os alunos que solicitem esse apoio (tutorandos) sejam acompanhados por um colega (o tutor) que lhe transmita métodos de estudo, lhe esclareça questões acerca da matéria abordada no decorrer das aulas. Ao fim ao cabo trata-se de alguém, tendencialmente mais velho, o que incentiva ao intercâmbio de experiências.
Perguntas Frequentes
Quem pode ser tutor? Qualquer aluno, de qualquer ano de escolaridade, desde que tenha vontade e se sinta apto para prestar apoio aos colegas. É conveniente que o tutor auxilie alunos que se encontrem em anos de escolaridade abaixo do seu. Note-se, no entanto, que são admitidas excepções, por exemplo, um aluno do 10º ano poderá tutorar um colega que se encontre no mesmo ano, com a ressalva do apoio prestado ter de ser, necessariamente, produtivo e frutífero.
Quais as responsabilidades do tutor? O tutor terá de acompanhar o(s) seus(s) tutorando(s) agendando sessões de estudo, de esclarecimentos de dúvidas consoante a disponibilidade dos intervenientes. O tutor deverá ainda manter um estreito contacto com a Caminhar com rumo… - Associação Juvenil, de modo a que a Associação possa estar informada acerca da evolução do projecto, assim como dos seus efeitos e resultados.
NOTA: É o tutor que escolhe quais as disciplinas sobre as quais incidirá o seu apoio (podendo ser apenas uma, algumas ou todas). Cada tutor poderá apoiar mais do que um tutorando.
Quem pode ser tutorando? Qualquer aluno (ainda que seja tutor) desde que deseje receber esse apoio. O tutorando poderá ser auxiliado apenas numa disciplina ou em várias.
Quais as responsabilidade do tutorando? Comparecer às sessões acima referidas e facilitar a sua calendarização. Comunicar com a Associação sempre que o considere justificável.
Onde terá lugar este acompanhamento? O local no qual decorrerão as sessões deverá ser definido por acordo entre tutores e tutorandos. Podendo estas desenrolar-se quer no espaço escolar, biblioteca da escola, bloco A, quer num espaço virtual.
Depois de conhecidos os candidatos como proceder à sua distribuição? Haverá uma reunião com tutores e tutorandos de modo a perceber qual a forma mais eficaz de proceder à distribuição. Um dos factores a ter em conta será, necessariamente, as disciplinas, considerando quer a oferta quer a procura.
Quais os objectivos do projecto? Este projecto visa através da criação de relações de confiança, cordialidade e cumplicidade entre os alunos auxiliar aqueles que demonstrem maiores dificuldades perante determinados conteúdos. Não menosprezando todas as ferramentas de orientação já existentes acreditamos que esta poderá revelar-se mais eficaz, na medida em que haverá uma maior proximidade e intimidade entre os intervenientes e uma maior flexibilidade, visto que os horários e local das sessões serão determinados segundo a vontade dos interessados.
Qual o papel da Associação? A Caminhar com rumo… - Associação Juvenil assumirá, numa primeira fase, um papel de entidade impulsionadora do projecto, procedendo à sua divulgação e esclarecendo os potenciais intervenientes.
Num segundo momento, a Associação irá desempenhar funções de orientação e fiscalização. O que significa que a Associação, por um lado, auxiliará os tutores no desempenho das suas funções aconselhando e fornecendo directrizes e, por outro, solicitará o testemunho dos intervenientes, através de relatórios, de modo a que seja possível realizar balanços e retirar conclusões.