Workshops de Expressão artística 

 

 

 

As sessões estão planeadas para ter lugar uma vez por mês num lugar da ESGC que não seja demasiado pequeno para o número de participantes e que, ainda assim, não perturbe a tranquilidade e sossego que algumas actividades exigirão. Cada sessão deverá ter a duração aproximada de duas horas, sendo que alguns debates ou troca de ideias poderão fazer que esse tempo estimado cresça ou reduza. As sessões deverão ser constituídas de três partes fundamentais:

 

  . em primeiro lugar, uma discussão crítica fundamentada sobre um material audio-visual que, previamente, é pedido aos participantes que assistam durante o mês entre sessões. Esse material pode ser um filme, um episódio de série, um videoclip, etc, pedido pelos coordenadores para ser apreciado sob o ponto de vista de algo em particular (por exemplo, desempenho de determinado actor, montagem, realização, coreografia, cenografia, entre outros), Na última sessão, pretende-se que os participantes escolham livremente um material para apresentar, demonstrando a aprendizagem que as anteriores sessões de discussão crítica forneceram;

       

  . em segundo lugar, exercícios que visam explorar capacidades que, além de extremamente úteis no trabalho profissional de qualquer artista dramático ou orador, são igualmente proveitosas para o sucesso nos estudos ou em qualquer ramo profissional que obrigue à convivência social. Entre os temas desses exercícios estarão a respiração, o improviso e o controlo de situações inesperadas, a auto-confiança e a confiança nos colegas, a concentração, a projecção ou a utilização correcta da voz e questões de postura e atitude. Estes temas poderão ser tratados cada um em sua respectiva sessão, ou, nas sessão mais adiantadas, ser combinados em exercícios e jogos que desenvolvam diversas capacidades individuais em simultâneo. Estes exercícios devem ser experimentados por todos os participantes, salvo alguma excepção devidamente baseada, e alguns exercícios demonstrativos apenas serão protagonizados pelos coordenadores ou, preferencialmente, por participantes ou alunos que se disponibilizem voluntariamente;

 

  . em terceiro lugar, e por último, uma partilha de experiências entre os alunos e com convidados que, de alguma forma, vivam a área artística de uma forma mais ou menos profissional. Esses convidados falarão um pouco acerca das duas vivências, das dificuldades que encontraram e de como as contornaram, as vantagens que têm encontrado em dedicar-se à expressão ou criação artística, etc, e estarão dispostos a responder a qualquer dúvida ou chama de curiosidade por parte dos participantes. Os convidados poderão ser, também, sensibilizados a participar nos exercícios da segunda parte e também avisados previamente da discussão crítica da primeira parte, para o caso de possuírem algo a dizer que ajude à partilha de ideias entre todos.

 


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